SIGMA ou SINARM

rodrigofl20
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Jan 2015, 11:19

SIGMA ou SINARM

Mensagem por rodrigofl20 »

Então galera, primeiramente boa tarde a todos.
Sou ex - militar do exército brasileiro, e como todo bom militar, apaixonei-me pela prática do tiro. Recentemente descobri um estande próximo a minha moradia, já fiquei sabendo que preciso fazer cursos e teste psicológico para poder praticar o tiro esportivo, no entanto tenho a seguinte dúvida.
Após tirar meu CR, posso adquirir uma arma de fogo registrada no SIGMA , correto ? Se sim !
Essa arma pode ser utilizada como forma de defesa pessoal em minha residência ? Ou para isso terei que registrá-la no SINARM ?

Talvez minha dúvida fique um pouco confusa pois sou novo na área.

Obrigado!

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: SIGMA ou SINARM

Mensagem por variedades »

Rodrigo, existia (existe ainda) um grande mito quando a arma registrada no Exército sendo usada como arma de defesa pessoal. Em pesquisa, ano passado, em milhares e milhares de julgados na justiça, não pude encontrar NENHUM caso onde a situação da pessoa que se defendeu com uso de arma de fogo tenha sido prejudicada pelo fato de a arma constar em um ou outro registro. A lei, também, não diferencia o registro administrativo da arma para questão de analisar os limites da legítima defesa.

Assim, a recomendação mais acertada, a meu ver, é fazer o CR pedindo para inserir a modalidade de "TIRO DEFENSIVO". Com o CR o Sr. poderá adquirir mais munição e obter guia de tráfego para manter em dia seu adestramento. Com o SINARM (Policia Federal), não poderá fazer nada, não poderá ter mais de 50 munições para manter em sua residência e também será muito difícil conseguir guia de trânsito para arma.

O melhor a fazer, sem nenhuma dúvida, é o CR como atirador desportivo na modalidade de TIRO DEFENSIVO. Com o tempo o CR vai "abrindo" a possibilidade de novos calibres para o SR, o que tanto é bom para o esporte quanto para a defesa pessoal.

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: SIGMA ou SINARM

Mensagem por Diogo Pinchemel »

variedades escreveu:O melhor a fazer, sem nenhuma dúvida, é o CR como atirador desportivo na modalidade de TIRO DEFENSIVO. Com o tempo o CR vai "abrindo" a possibilidade de novos calibres para o SR, o que tanto é bom para o esporte quanto para a defesa pessoal.
Amigo variedades, concordo plenamente e aproveitando o embalo te pergunto: A emissão de novos CR's já foi retomada?

Abraço.

Avatar do usuário
Vitinho
Mensagens: 79
Registrado em: 01 Jan 2015, 00:29
Localização: Itaipava - RJ

Re: SIGMA ou SINARM

Mensagem por Vitinho »

Amigo Diogo, ontem eu consegui fazer o pré cadastro no sistema do DFPC, imprimi a TAPE hoje e reconheci firma, amanhã vou levar lá no EB pra solicitar a liberação para o acesso ao sistema, semana passada eu tentava entrar pra fazer o pré cadastro e não conseguia.... interpretei isso como um indício de retorno... amanhã vou saber lá e te informo.

abraços,

Vitinho

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: SIGMA ou SINARM

Mensagem por variedades »

Não sei dizer quanto ao retorno do CR.

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: SIGMA ou SINARM

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Obrigado amigos. Vitinho, agradeço a atenção. Vou aguardar o retorno!

Abraço.

Avatar do usuário
Vitinho
Mensagens: 79
Registrado em: 01 Jan 2015, 00:29
Localização: Itaipava - RJ

Re: SIGMA ou SINARM

Mensagem por Vitinho »

Diogo, hoje não tive tempo de ir lá no SFPC, mas já liguei lá pra saber o horário amanhã... é reduzido, até as 11:00.... vou lá amanhã de manhã, na hora do almoço já saberemos se retornou ou não... dai posto aqui.

Abraços,

Vitinho

rodrigofl20
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Jan 2015, 11:19

Re: SIGMA ou SINARM

Mensagem por rodrigofl20 »

Pessoal muito obrigado pelo feedback, dessa forma seguirei com o meu plano então de fazer os cursos me associar ao Clube e tirar a CR para TIRO DEFENSIVO como foi recomendado.

Abração, fiquem com Deus !

Avatar do usuário
Vitinho
Mensagens: 79
Registrado em: 01 Jan 2015, 00:29
Localização: Itaipava - RJ

Re: SIGMA ou SINARM

Mensagem por Vitinho »

Diogo e Rodrigo,

Apenas para informação, estive hoje no SFPC e fui informado que já voltou a emissão normal do CR, segundo o sargento que me atendeu, disse que agora a tendência é que corra mais rápido por estar tudo on line.

Abraços,

Vitinho

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: SIGMA ou SINARM

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Valeu Vitinho! Ano passado quando fui dar entrada suspenderam as novas emissões... Agora como no início do ano a gente sempre está um pouco mais apertado vou ter que esperar mas se tudo der certo faço isso em março!

Nos mantenha informado do andamento do seu processo para que tenhamos uma ideia do tempo que levará e ver se realmente está andando mais rápido ou não!

Grande abraço!!!

Avatar do usuário
Vitinho
Mensagens: 79
Registrado em: 01 Jan 2015, 00:29
Localização: Itaipava - RJ

Re: SIGMA ou SINARM

Mensagem por Vitinho »

Vou postando... protocolei a TAPE hoje... a expectativa é que em uma semana esteja liberado no sistema e darei entrada no pedido... e segundo o Sargento falou... qnd entra por conta própria ta indo mais rápido do que com despachante....

abração

Avatar do usuário
unf4yr
Mensagens: 55
Registrado em: 20 Out 2014, 13:43
Localização: Curitiba/PR

Re: SIGMA ou SINARM

Mensagem por unf4yr »

Olá! Ainda está suspenso...

Ao tentar acessar retorna a seguinte msg:
Imagem

Abs!
Imagem
Imagem
CAC 5RM

Paulomarques
Mensagens: 28
Registrado em: 02 Out 2014, 12:26

Re: SIGMA ou SINARM

Mensagem por Paulomarques »

Tbm estou no aguardo

Responder